Pesquisar neste blog

domingo, 17 de novembro de 2013

Dia do Filósofo (16 de Agosto): Uma breve homenagem aos filosofos

 

Uma data que não pode deixar de ser lembrada e que poucos conhecem é o dia 16 de agosto: "Dia do Filósofo". Celebrar o dia desse profissional é recordar um dos primeiros amantes do saber que pode ter criado essa palavra:

Um dos primeiros a utilizar-se desse nome "filósofo" foi Pitágoras de Samos que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 497 a.C. ou 496 a.C. Em um belo dia, quando assistia aos jogos olímpicos, Leon, príncipe de Pilos, perguntou a Pitágoras como ele descreveria a si mesmo. Pitágoras respondeu dizendo que era um filósofo. No entanto, Leon por nunca ter ouvido a palavra antes, pediu uma explicação e ele disse o seguinte:  "A vida, príncipe Leon, pode muito bem ser comparada a estes jogos. Na imensa multidão aqui reunida alguns vieram à procura de lucros, outros foram trazidos pelas esperanças e ambições da fama e da glória. Mas entre eles existem uns poucos que vieram para observar e entender tudo o que se passa aqui. Com a vida acontece a mesma coisa. Alguns são influenciados pela busca de riqueza, enquanto outros são dominados pela febre do poder e da dominação. Mas os melhores entre os homens se dedicam à descoberta do significado e do propósito da vida. Eles tentam descobrir os segredos da natureza. Este tipo de homem eu chamo de filósofo, pois embora nenhum homem seja completamente sábio, em todos os assuntos, ele pode amar a sabedoria como a chave para para os segredos da natureza.

O projeto "Filosofia nas instituições de ensino médio e técnico em Tabatinga", foi ao Instituto Federal do Amazonas (IFAM-Campus Tabatinga), socializar conhecimento e interagir com os alunos, divulgando assim a importância da Filosofia no município de Tabatinga.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário